Crônicas
Explore nossa coleção exclusiva de crônicas cuidadosamente selecionadas para sua leitura. Cada crônica oferece uma perspectiva única e envolvente sobre diversos temas.

Resumos
Acesse resumos cativantes que capturam a essência de cada crônica. Eles oferecem uma prévia instigante, despertando sua curiosidade para ir além.

Leitura Completa
Escolha a crônica que mais lhe interessar, clique em Ver Mais e mergulhe em uma narrativa rica e envolvente. Viva diferentes experiências através das palavras.

Lista de Crônicas
Navegue pela nossa lista organizada de crônicas para encontrar facilmente o conteúdo desejado. Aproveite a sofisticação e a praticidade de ter acesso a diversas crônicas em um só lugar.

A CRÔNICA
Antes da maturidade, como muitos, pensava que o conhecimento fosse supremo.
Com a virada do milênio, debruçado sobre a obra genial de Albert Einstein, veio a luz: segundo ele, "a imaginação é mais importante que o conhecimento".
Embora cientista, dizia Einstein com clareza meridiana: "acredito na intuição e na inspiração. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando luz a evolução".
Conhecer é elaborar um modelo de realidade (já existente). É uma formade entender ou compreender a realidade, valendo-se dos sentidos e da percepção, da imaginação ou do intelecto, ou ainda da ideia de verdade ou de falsidade.

A PANDEMIA
A Pandemia-COVID 19 foi uma penosa travessia que exigiu força, coragem e determinação de todos nós.
Repentinamente, tudo mudou.
Ao que se sabe, o primeiro caso do novo Coronavírus no Brasil foi confirmado em São Paulo, a 26 de fevereiro de 2020, e, já em 11 de março daquele ano, a OMS-Organização Mundial de Saúde decretou a Pandemia, recomendando enfaticamente aos governos a imediata adoção de inúmeras e rígidas medidas sanitárias. Veio, então, a suspensão da atividade social e produtiva, redundando no isolamento social.
Subitamente atingida por um evento de tal magnitude, a população foi compelida a adotar os mais engenhosos mecanismos de defesa e não foram raros os que tiveram que se reinventar para sobreviver, cuja luta de todos os dias acumulava a perda de entes queridos, o pavor do contágio, a manutenção do equilíbrio emocional, a solução das questões de ordem prática, bem como a manutenção do emprego ou fonte de renda.

JOANA D'ARC
heroína e santa francesa
Assim como outros países do Velho Mundo, a França enfrentou grandes turbulências ao longo da história, a exemplo da Guerra dos Cem Anos.
Na verdade, a Guerra dos Cem Anos foi uma sucessão de conflitos sangrentos, ocorridos entre a Inglaterra e a França, no período compreendido entre 1337 e 1453, desencadeados por razões políticas e econômicas.
A causa política foi a disputa pelo trono francês, deflagrada logo após a morte de Carlos IV, em 1328.
A causa econômica foi a disputa pela cobiçada região de Flandres (atualmente Bélgica e Holanda), que, além de ostentar um próspero centro comercial, detinha ainda uma pujante indústria de tecidos de lã, cuja matériaprima era proveniente da Inglaterra. Tão rentável era a produção de lã naquela região que os nobres ingleses resolveram disputar a posse daqueles territórios com os franceses.

COMO ERA BELO O TEU SORRISO
Desejando pegar carona no palco da vida, frequentei muitas escolas. Mas foi minha mãe quem me ensinou as noções básicas indispensáveis ao convívio social, bem como a lógica de funcionamento do mundo. Com sua pedagogia luminosa, ao fim de cada lição, dizia ela: "Meu filho, 'assim caminha a humanidade'...!"
O conteúdo programático de seus memoráveis ensinamentos era norteado pela costumeira recomendação de que o sorriso - natural, sincero e acolhedor -, deve ser incorporado à expressão facial como mecanismo facilitador das relações sociais. Desde que natural, franco e verdadeiro, o sorriso é a moldura da personalidade, assim como os olhos são o espelho da alma. Jamais reprima o sorriso; quando ele vier, deixe-o fluir naturalmente, advertia ela, sempre.
Com o passar do tempo, interagindo com o mundo, fui percebendo a supremacia do sorriso no teatro da vida, concorrendo com outras formas não convencionais de poder, tais como o poder do conhecimento, o poder da palavra, o poder da amizade, o poder da beleza, o poder da fé etc., todas dialogando intimamente com os fatores determinantes da condição humana, especialmente com a sociabilidade.

MEMORÁVEIS ENCONTROS COM UM IMORTAL
O Centro Histórico de Salvador é uma região extremamente rica em monumentos históricos que datam do século XVII.
Seu território abrange o Pelourinho, a praça da Sé, o Terreiro de Jesus, o Largo do São Francisco e o Santo Antônio Além do Carmo, compreendendo o maior conjunto arquitetônico do período colonial preservado na América Latina, com igrejas, museus, centros culturais, lojas de souveniers, hotéis, restaurantes típicos etc., em meio a diversos casarões e sobrados coloniais.
Sua importância histórica, religiosa, turística, cultural e artística foi decisiva para que a Unesco o declarasse Patrimônio Mundial, em 1985, suscitando, a partir de então, a elaboração de vários projetos de restauração e revitalização, visando preserver a área histórica da cidade.
A partir de 1991 iniciou-se a execução de tais ações, verdadeiramente transfiguradoras, que resultaram em ganho significativo para toda a sociedade.

COLÉGIO LIBERTÁRIO
os presentes de aniversário
Nascido na roça, nos belos rincões do recôncavo baiano, ainda com quatro anos de idade, levantava às quatro horas da madrugada para começar a lida diária, antes mesmo do nascer do sol.
Ao completar nove anos, já com as mãos calejadas pelo manejo da enxada, começando a questionar as desigualdades do mundo, como presente de aniversário, recebi de meu pai o texto de um documento histórico intitulado "O Discurso de Gettysburg", que guardo comigo ainda hoje, sessenta anos depois. Transcrito à mão, no vernáculo, num pedaço de papel qualquer, seu conteúdo reverberou os ideais libertários que já iluminavam meus pensamentos.
"O Discurso de Gettysburg", proferido pelo então presidente dos EUA, o abolicionista Abraham Lincoln, em 19 de novembro de 1863, na Pensilvânia, foi um daqueles feitos que marcam para sempre a caminhada heróica de uma nação que se pretende livre. Ao concluir, disse Abraham Lincoln, com eloquência: "... que esta Nação, com a graça de Deus, renasça da liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desapareça da face da Terra."

UM NOVO OLHAR SOBRE O MUNDO
O ano de 1988 foi marcado pela expectativa de mudanças políticas, econômicas e sociais.
No Brasil, todas as atenções estavam voltadas para a conclusão dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, que resultou na promulgação da Constituição Cidadã, em 5 de outubro, sob a batuta do timoneiro Ulysses Guimarães, Mr. Constituinte, monumental instrumento jurídico-político essencial para a redemocratização do país, bem como para a garantia de direitos fundamentais.
Foi uma vitória retumbante e uma festa da democracia!
No cenário mundial os olhares se voltavam para o conjunto de mudanças em curso na União Soviética, que culminaram com a queda do Muro de Berlim, já em novembro de 1989, e com a própria extinção do Império Soviético, em dezembro de 1991, ensejando o surgimento de uma Nova Ordem Geopolítica Mundial.

A PERSONALIDADE DO SÉCULO XX
O século XX foi um período da história da humanidade marcado por muitas guerras e conflitos que acarretaram a morte de aproximadamente 110 milhões de pessoas. De acordo com o PNDU - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, esse número é três vezes maior que o de todo o resto da história. Foi o século dos massacres e genocídios.
A despeito de tanta discórdia, foi um período de grandes avanços científicos e tecnológicos, bem como de profundas mudanças políticas, econômicas e sociais, que possibilitaram a melhoria da qualidade de vida de alguns povos.
Essa vertente exitosa da longa caminhada secular foi impulsionada pela ação edificante de pessoas que se destacaram pela extraordinária obra que construíram nas mais diferentes áreas da atividade humana.

A AGONIA DO PRESIDENTE
Na sessão do Congresso Nacional, iniciada às 9h30 do dia 15 de janeiro de 1985, presidida pelo senador capixaba Moacyr Dalla, Tancredo Neves foi eleito presidente da República Federativa do Brasil, abrindo caminho para a redemocratização.
Proclamado o resultado, o já presidente eleito Tancredo Neves proferiu o discurso da vitória, ansiosamente aguardado por todos nós, dizendo:
"Esta foi a última eleição indireta do país. Venho para realizar urgentes e corajosas mudanças políticas, sociais e econômicas indispensáveis ao bem-estar do povo. (...) Não vamos nos dispersar. Continuemos reunidos, como nas praças públicas, com a mesma emoção, a mesma dignidade e a mesma decisão. Se todos quisermos, dizia-nos, há quase duzentos anos, Tiradentes, aquele herói enlouquecido de esperança, podemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la!

A CASA DAS CINCO MARIAS
Cada ciclo da vida tem seu tempo.
Os fatos históricos de repercussão política, econômica e social que abalaram o mundo no período de 1989 a 1991, prenunciando o surgimento de uma Nova Ordem Mundial que inaugurou outra hierarquia de poder entre as nações do planeta, impuseram mudanças substanciais à vida e ao pensamento das pessoas.
No meu caso, visando melhor assimilar tantas e tão profundas mudanças, deliberei ausentar-me do frenesi urbano, dirigindo-me inicialmente a Barra dos Carvalhos, aquela pacata e acolhedora vila de pescadores encravada no Baixo Sul baiano, onde cumpri retiro de dois meses com direito a passeio de jangada, peixe fresco e noites enluaradas, tudo entremeado por lampejos de reflexões acerca das mudanças do mundo, quase sempre registradas num emaranhado de anotações com palavras orvalhadas que hoje dão suporte à minha produção literária.

DIRETAS JÁ, UM SONHO DE MULTIDÕES
o Golpe
O Golpe de Estado deflagrado no Brasil, em 31 de março de 1964, deixou marcas indeléveis na sociedade, tendo em vista as inúmeras atrocidades praticadas por seus protagonistas sob a forma de censura, perseguição, supressão de direitos políticos, prisão, tortura e até mesmo assassinato, ao longo de mais de duas décadas.
A repressão imposta pelo Regime Militar, imediatamente implantado no País, fez com que muitos artistas, intelectuais, líderes políticos, cientistas e estudantes optassem pelo exílio em busca de segurança e liberdade, de onde só retornariam após a anistia de 1979. Alguns daqueles jamais retornaram. Estima-se que sete mil brasileiros deixaram o País no período da ditadura militar, constituindo-se assim na maior diáspora da nossa história.
O número de pessoas presas pelo Regime Militar, acusadas de subversivas, é um dos grandes mistérios do período ditatorial. De uma, porque o Regime sempre omitiu o número oficial de presos; de outra, porque muitas prisões eram efetuadas sem ao menos ter registro, ou seja, eram efetuadas aleatoriamente. Em seu livro "Brasil Nunca Mais" , coordenado por D. Paulo Evaristo Arns, Paulo Vannuchi estima que foram 50 mil prisões no período.

A BULA
A vida é uma concessão divina que deve ser exercida em toda a sua plenitude com a observância das leis naturais emanadas do Criador.
O bem maior da vida é a saúde, cuja preservação é compromisso moral de cada indivíduo, além de dever do Estado.
Na natureza residem os elementos fundamentais para a preservação da saúde, bem como para o tratamento e cura de enfermidades.
A revolução intelectual ocorrida na Europa, notadamente na França, Alemanha e Inglaterra, no sXVIII, que mudou o rumo da humanidade, com sobeja razão de ser, recebeu a denominação de Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes.

A ORIGEM DO "BRIGADEIRO"
Festinha de aniversário, já se sabe, tem que ter "brigadeiro"!
Obviamente, não se trata aqui do detentor da mais alta patente do oficialato da Aeronáutica, institucionalmente denominado brigadeiro.
Trata-se, porém, de uma das mais deliciosas iguarias da arte culinária brasileira, hoje encontrada em diversos países, cuja origem está insolitamente relacionada a dois fatos políticos - universal e local - sediados no inesquecível ano de 1945.
Terminada a Segunda Guerra Mundial, pouco tempo depois, começou no Brasil uma agitada campanha para a eleição do novo presidente da República, tendo em vista a deposição de Getúlio Vargas

ESTRELAS DA BOEMIA
Nossa cultura define a boemia como uma conduta reprovável. Há quem pense que o boêmio é um perdulário e inútil que compromete a própria existência.
Ledo engano!
Etimologicamente, boêmio é o indivíduo natural ou habitante da Boêmia, região do ocidente da República Tcheca. Ali os boêmios eram autênticos nômades. Com o passar do tempo, os substratos sociais conservadores começaram a hostilizálos, identificando-os, ladinamente, com os ciganos, indivíduos que têm vida desregrada.
Como qualitativo, o termo boêmio tanto pode ser empregado na acepção despectiva, como também para designar aquele que simplesmente leva uma vida hedonista, livre e alegre, porém útil.

BEBÊ NO CAMINHO
A família, célula da sociedade, é o porto seguro do cidadão.
A estrutura, o equilíbrio e o ambiente psicológico da família são fatores determinantes para a formação do caráter e da personalidade do indivíduo.
Menino, na roça, onde nasci e fui criado, pelo menos até os oito anos de idade, só conhecia três fontes de luz: o sol, a lua e o candeeiro. O fogão a lenha era o único meio de cozinhar e a água de beber pegava-se na fonte, a meia légua de distância, subindo ou descendo ladeiras com a lata d'água na cabeça, cuidando sempre para não ser picado por cobra, nem levar carreira de boi preto. Ler e escrever, então, era privilégio de poucos.
A vida era difícil. Mas tudo funcionava a contento e a alegria esperançosa era o alimento da alma.

CAMINHOS PERCORRIDOS 1
O estirão foi tormentoso, mas edificante.
Tudo começou no inverno de 1970. Naqueles dias, a nação brasileira vivia sob o domínio do medo imposto pela ditadura militar instaurada no País em 31 de março de 1964. Em plena vigência do AI 5, o chefe do Regime era o general "linha dura" Emílio Garrastazu Médici, que governou com mãos de ferro, entre 1969 e 1974, período conhecido como "Anos de Chumbo".
A despeito de tanta escuridão, o dia 21 de junho daquele ano ficou marcado pela alegria contagiante que invadiu os corações pátrios: a seleção brasileira sagrou-se tricampeã mundial de futebol, no Estádio Azteca/México, encantando o mundo com o futebol-arte de craques que jamais serão esquecidos e levando ao delírio 90 milhões de almas vestidas de verde e amarelo, entoando Pra Frente Brasil.
No meu caso, embora regozijado com a conquista do tricampeonato, aos dezoito anos de idade, toda a minha atenção estava voltada para a tragédia política que se abatera sobre o Brasil, agravada pela edição do AI 5 em 1968 e pela ascensão do general Médici em 1969.

CAMINHOS PERCORRIDOS 2
Os humanos sabem que fazem a história, mas não sabem a história que fazem.
O ano de 1978 foi palco de acontecimentos de grande repercussão.
No mundo religioso/cristão foram dois meses de pranto, comoção e expectativa: em 6 de agosto, morreu o Papa Paulo VI, após 15 anos de pontificado; em 26 de agosto, o cardeal italiano Albino Luciani se tornou o Papa João Paulo I, mas faleceu um mês depois; em 16 de outubro, o polonês Karol Wojtyla se tornou o Papa João Paulo II.
A comunidade científica internacional anunciou o nascimento do primeiro bebê de proveta, Louise Brown, nascida na Inglaterra.
